Depressão

A- A A+

Depressão

Você sabia que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a depressão é a primeira causa de incapacidade dentre todos os problemas de saúde? Isto significa que além do sofrimento com os sintomas e prejuízos na vida pessoal, social e sexual, o indivíduo deprimido está fortemente sujeito a um comprometimento econômico com a queda importante de sua produtividade, seja no trabalho, nos estudos, nos esportes ou em outros projetos pessoais. Além disto, há outro ponto de extrema importância, a relação da depressão com o risco de suicídio e dependência de álcool e outras drogas. Por isso, saber identificar sinais e sintomas que podem levar a uma suspeita desta doença e procurar um médico psiquiatra para auxiliar no diagnóstico e no tratamento é tão importante.
O humor triste é provavelmente o mais importante sintoma da depressão, presente praticamente na totalidade dos quadros, mas não é o único sintoma. Além disso, muitas vezes, o humor deprimido (“tristeza”) pode não ser identificado pelo paciente, devido a maior vivência de outros sintomas, que também podem estar presentes. Fique atento! Seguem alguns exemplos:

• Choro fácil, sentimento de tédio, aborrecimento crônico, irritabilidade aumentada a vozes, ruídos e pessoas;
  • Desânimo, fadiga, cansaço fácil e constante;
  • Insônia ou hipersonia (muito sono);
  • Aumento ou diminuição/perda do apetite;
  • Diminuição do desejo sexual, disfunção erétil, orgasmo retardado ou ausente;
  • Pessimismo em relação a tudo, ruminações de mágoas antigas;
  • Ideias de morte, desejo de desaparecer, planos ou atos suicidas;
  • Piora da atenção, concentração e memória;
  • Dificuldade em tomar decisões;
  • Tendência em permanecer na cama durante todo o dia (com quarto escuro, recusando visitas etc.);
  • Diminuição da fala, redução da voz, fala muito lenta;
  • Negativismo (recusa à alimentação, à interação pessoal e outros);
  • Pode haver ainda, sintomas psicóticos (delírios, alucinações) e ilusões.

A depressão não é igual em todos os casos, existem diferentes formas da doença. Por exemplo: episódio depressivo, transtorno depressivo recorrente, distimia, depressão atípica, melancólica, psicótica, depressão agitada, estupor depressivo e outros.
 Assim, em caso de suspeita da doença, a avaliação de um psiquiatra é imprescindível, permitindo o diagnóstico correto e um tratamento eficaz.

Clique aqui e veja publicações relacionadas.

A saúde é um direito fundamental do ser humano,
devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício

(lei 8.080/90, em seu artigo 2º)