Transtorno Afetivo Bipolar

A- A A+

Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)

Certamente você já ouviu falar em Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), mas sabe o que é isso? Sabia que muitas pessoas diagnosticadas com depressão, têm na verdade transtorno bipolar, e por isso não melhoram, apesar do tratamento? O TAB se caracteriza por ser uma doença crônica e grave, que afeta muitas pessoas. Esta doença tem um impacto significativo na qualidade vida dos pacientes, além de afetar de forma relevante a família e a sociedade em geral. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o transtorno como a sexta causa de incapacidade para o trabalho, gerando graves prejuízos à economia global. O controle do TAB necessita de tratamento medicamentoso contínuo e acompanhamento frequente com o médico psiquiatra. Além disso, pelo fato deste transtorno ser crônico, a manutenção do tratamento sem interrupções é fundamental para o controle da doença.

Vários fatores contribuem para a desestabilização do quadro, como: a falta de informação a respeito da enfermidade e do tratamento, a falta de apoio familiar e de boa relação com o médico, entre muitos outros.

O TAB pode ser caracterizado por episódios de mania ou hipomania, oscilando de forma significativa com períodos de depressão e/ou eutimia. Entretanto, em muitos casos o indivíduo pode ter apresentado apenas o(s) episódio(s) depressivo(s) ou não ter percebido a fase hipomaníaca, levando a dúvidas e erros no diagnóstico. O que isso significa?

• A fase da mania é caracterizada pelo humor expansivo ou eufórico, com possibilidade de irritação e desinibição. Nesta fase ainda, o paciente pode apresentar diminuição da necessidade de sono, inquietação, agitação psicomotora, aumento de energia e de libido (desejo/energia sexual). O indivíduo passa a ter uma conduta social inadequada, com a possibilidade de se tornar indiscreto, invasivo, aumentar o consumo de álcool e/ou outras drogas, fazer gastos financeiros elevados e desnecessários, entre outros. Já o quadro de hipomania pode ser descrito como uma fase de mania amenizada ou mais fraca.
  • Os episódios da depressão podem ser definidos como a incapacidade de sentir alegria ou prazer, diminuição da energia, lentificação (como se a pessoa estivesse em “marcha” lenta) ou agitação psicomotora, diminuição da energia sexual, do apetite e do sono, dificuldades de concentração e pensamentos de cunho negativo, podendo ocorrer pensamentos suicida e/ou sintomas psicóticos.

Assim sendo, a avaliação de um psiquiatra torna-se imprescindível para todos os casos suspeitos de TAB e/ou depressão. O tratamento rápido e adequado aos pacientes, diminui significativamente o número de dias de sofrimento, bem como dos dias de atividades perdidas, seja no trabalho, nos estudos, nos projetos pessoais, entre outros.

A saúde é um direito fundamental do ser humano,
devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício

(lei 8.080/90, em seu artigo 2º)